segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DEUS NÃO APROVA ADORAÇÃO A IMAGEM

“Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao SENHOR, mas servi ao SENHOR com todo o vosso coração. E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam e tampouco vos livrarão, porque vaidades são.”

1Samuel 12.20,21

Lendo o antigo testamento observamos que em diversos momentos o pecado cometido com freqüência era a idolatria. Em gênesis que é o primeiro livro bíblico está registrado o primeiro caso que ocorreu precisamente com a família de Jacó pouco a antes de chegar a Betel , no capítulo 35. versículo de 1 a 4 diz : 1 Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da face de Esaú, teu irmão. 2 Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes. 3 Levantemo-nos, e subamos a Betel; ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho por onde andei.4 Entregaram, pois, a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham nas mãos, e as arrecadas que pendiam das suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.

Abrindo no livro seguinte, Êxodo 32 . 1 a 6 , obeservamos nos registros bíblicos o caso em que o povo de Deus , como um grupo , no caso Israel , estavam coletivamente infligindo os mandamentos do Eterno , pois enquanto Moises estava no monte sinal o povo adorava o bezerro de ouro, leiamos os capítulos : 1 Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.2 E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos.3 Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão;4 ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor.6 No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar.

Esse apego às imagens é algo abominável, inaceitável por Deus ! Agora qual o motivo desse fascínio do povo israelita a idolatria ? Ao estudarmos as escrituras observamos claramente a motivação , dentre eles está que as nações pagãs que circundavam Israel criam que a adoração a vários deuses era superior à adoração a um único Deus. Noutras palavras: quanto mais deuses, melhor. O povo de Deus sofria influência dessas nações e constantemente as imitava, ao invés de obedecer ao mandamento de Deus, no sentido de se manter santo e separado delas. O segundo fator era que os deuses pagãos das nações vizinhas de Israel não requeriam o tipo de obediência que o Deus de Israel requeria. Por exemplo, muitas das religiões pagãs incluíam imoralidade sexual religiosa no seu culto, tendo para isso prostitutas cultuais. Essa prática, sem dúvida, atraía muitos em Israel. Deus, por sua vez, requeria que o seu povo obedecesse aos altos padrões morais da sua lei, sem o que, não haveria comunhão com Ele. O terceiro e último fator era motivado por causa do elemento demoníaco da idolatria, que às vezes, oferecia, em bases limitadas, benefícios materiais e físicos temporários. Os deuses da fertilidade prometiam o nascimento de filhos; os deuses do tempo (sol, lua, chuva etc.) prometiam as condições apropriadas para colheitas abundantes e os deuses da guerra prometiam proteção dos inimigos e vitória nas batalhas. A promessa de tais benefícios fascinava os israelitas; daí, muitos se dispunham a servir aos ídolos.

Você acha correto adorar imagens ? Em que você se baseia para cultivar tal atitude ? Você já se perguntou qual a natureza real da idolatria ? Esteja ciente que não podemos compreender a atração que exercia a idolatria sobre o povo, a menos que compreendamos sua verdadeira natureza. A Bíblia deixa claro que o ídolo não é nada ! Leia Jeremias 2 : 11 que diz : Acaso trocou alguma nação os seus deuses, que contudo não são deuses? Mas o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito.

E para confirmar continue em Jeremias 16.20 - Pode um homem fazer para si deuses? Esses tais não são deuses! O ídolo é meramente um pedaço de madeira ou de pedra, esculpido por mãos humanas, que nenhum poder tem em si mesmo. Em 1corintios 8.4 Paulo declara expressamente: “sabemos que o ídolo nada é no mundo” Por essa razão, os salmistas em Salmos 115.4-8; 135.15-18 e os profetas 1Reis 18.27; Isaías 44.9-20; 46.1-7; Jeremias 10.3-5 freqüentemente zombavam dos ídolos.

Por trás de toda idolatria, estão demônios, que são seres sobrenaturais controlados pelo diabo. Tanto Moisés quando lemos Deuterenômio 32.17 que diz: Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus, a deuses que não haviam conhecido, deuses novos que apareceram há pouco, aos quais os vossos pais não temeram. Quanto o salmista (Salmos 106.36,37) associam os falsos deuses com demônios. Note, também, o que Paulo diz na sua primeira carta aos coríntios a respeito de comer carne sacrificada aos ídolos: “as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus” (1Co 10.20). Noutras palavras, o poder que age por detrás da idolatria é o dos demônios, os quais têm muito poder sobre o mundo e os que são deles. O cristão sabe com certeza que o poder de Jesus Cristo é maior do que o dos demônios. Satanás, como “o deus deste século” (2Co 4.4), exerce vasto poder nesta presente era iníqua (leia 1João 5.19 nota; cf. Lucas 13.16; Gálatas 1.4; Efésios 6.12; Hebreus 2.14).

Ele tem poder para produzir falsos milagres, sinais e maravilhas de mentira (2Tessalonissense 2.9; Apocalipse 13.2-8,13; 16.13-14; 19.20) e de proporcionar às pessoas benefícios físicos e materiais. Sem dúvida, esse poder contribui, às vezes, para a prosperidade dos ímpios (Salmos 10.2-6; 37.16, 35; 49.6; 73.3-12).

Por isso que observamos diversos milagres que acontecem na vida daqueles que adoram imagens, são prodígios de seres diabólicos e enganadores, logo a correlação entre a idolatria e os demônios vê-se mais claramente quando percebemos a estreita vinculação entre as práticas religiosas pagãs e o espiritismo, a magia negra, a leitura da sorte, a feitiçaria, a bruxaria, a necromancia e coisas semelhantes, leiamos a bíblia em 2Reis 21.3-6; Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu. 4 E edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha falado: Em Jerusalém porei o meu nome. 5 Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do SENHOR. 6 E até fez passar a seu filho pelo fogo, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e ordenou adivinhos e feiticeiros; e prosseguiu em fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. Leia também Isaias 8.19; Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? Deuteronômio 18.9-11 e Apocalipse 9.21 são outros exemplos que Deus não aprova de forma alguma a adoração de imagem ou seres diversos .

Segundo as Escrituras, todas essas práticas ocultistas envolvem submissão e culto aos demônios. Quando, por exemplo, Saul pediu à feiticeira de Endor que fizesse subir Samuel dentre os mortos, o que ela viu ali foi um espírito subindo da terra, representando Samuel (28.8-14), ela viu um demônio subindo do inferno.

O Novo Testamento declara que a cobiça é uma forma de idolatria, Colossenses 3.5. A conexão é óbvia: pois os demônios são capazes de proporcionar benefícios materiais. Uma pessoa insatisfeita com aquilo que tem e que sempre cobiça mais, não hesitará em obedecer aos princípios e vontade desses seres sobrenaturais que conseguem para tais pessoas aquilo que desejam. Embora tais pessoas talvez não adorem ídolos de madeira e de pedra, entretanto adoram os demônios que estão por trás da cobiça e dos desejos maus; logo, tais pessoas são idólatras. Dessa maneira, a declaração de Jesus: “Não podeis servir a Deus e a Mamom [as riquezas]” (Mateus 6.24), é basicamente a mesma que a admoestação de Paulo: “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios” (1Corintius 10.21).

Amados é engano quem imagina que Deus não irá punir aqueles que adoram imagem , Deus advertia freqüentemente contra ela no Antigo Testamento , nos dez mandamentos, os dois primeiros mandamentos são contrários diretamente à adoração a qualquer deus que não seja o Senhor Deus de Israel isso é confirmado em Êxodo 20.3,4). Esta ordem foi repetida por Deus noutras ocasiões em Êxodo 23.13, 24; 34.14-17; Deuteronômio 4.23,24; 6.14; Josué 23.7; Juizes 6.10; 2 Reis 17.35,37,38 , toda essa gama de informações bíblica e advertência vinculada à proibição de servir outros deuses, pois havia a ordem de destruir todos os ídolos e quebrar as imagens de nações pagãs na terra de Canaã, abra a sua bíblia em Êxodo 23.24; 34.13; Deuteronômio 7.4,5; 12.2,3).A história dos israelitas foi, em grande parte, a história da idolatria. Deus muito se irou com o seu povo por não destruir todos os ídolos na Terra Prometida. Ao contrário, passou a adorar os falsos deuses. Daí, Deus castigar os israelitas, permitindo que seus inimigos tivessem domínio sobre eles.

Amados, Deus é Senhor supremo em nossas vidas, Ele enviou o seu Filho Jesus Cristo para que morresse por cada um de nós, pois ele ama a você do jeito que você é, mas é necessário que você se arrependa de seus pecados, deixe de cometer práticas que entristecem a Deus e creia no Senhor Jesus Cristo como o Senhor de sua vida ! Não deixe que as coisas que não são do Eterno Deus amaldiçoar a sua vida.

Em João 3 : 16 e 17 está escrito , Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. A bíblia enfatiza a verdade, pois a palavra de Deus é verdade que liberta o homem de suas práticas pecaminosas, e Jesus Cristo está pronto para ser único que deverá adorar em sua vida , creia nisso e receba novidade de vida . Lembre-se Jesus Cristo está a porta do teu coração para ser único que poderá te abençoar , que essa palavra viva possa ser gravada em teu coração, pois só em Jesus Cristo será plenamente feliz .

Nenhum comentário:

Postar um comentário