- Stop ao Bullying
- E onde o Bullying ocorre?
- O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.
- O que é o Bullying?
- O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais estudantes contra outros), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os actos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
- Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas acções que podem estar presentes:
- De que maneira os alunos se envolvem no Bullying
- - alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING; - alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; - autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING; - testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.
- Efeitos do bullying
- O bullying persistente pode ter uma série de efeitos em um indivíduo, e no ambiente onde o bullying ocorre.
- Efeitos sobre o indivíduo incluem:
- Depressão Reactiva, uma forma de depressão clínica
- Stress de desordem pós-traumática
- Tornar-se também um agressor
- Ansiedade
- Problemas gástricos
- Dores não-especificadas
- Perda de auto-estima
- Medo de expressar emoções
- Problemas de relacionamento
- Abuso de drogas e álcool
- Auto-mutilação
- Suicídio (também conhecido como bullycídio )
- Efeitos numa escola incluem:
- Níveis elevados de evasão escolar
- Alta rotatividade do quadro de pessoal
- Desrespeito pelos professores
- Alto nível de faltas por males menores
- Porte de arma por parte de crianças visando protecção
- Acções judiciais:
- contra a escola ou autoridade responsável pela área educacional
- contra a família do agressor
- Efeitos sobre a organização (tal como um local de trabalho):
- Perda de moral
- Níveis elevados de faltas por depressão, ansiedade e dor nas costas
- Queda de produtividade e lucro
- Altos níveis de rotatividade de pessoal
- Pesquisas indicam que adultos agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que um deficit em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser factores de risco em particular.
- Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying , ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer deficit de auto-estima.
- Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o acto de encarar as acções de outros como hostis, a preocupação com a auto-imagem e o empenho em acções obsessivas ou rígidas.
- É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
- Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."
- O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal.
- Trabalho realizado por:
- Palestra realizada por:
- Augusto Maia nº5
- André Oliveira nº3
- Daniel Alves nº7
quinta-feira, 7 de abril de 2011
COMBATE CONTRA O Stop ao Bullying E onde o Bullying ocorre? O BULLYING é um problema mundiaBullying palestra - Presentation Transcript
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