sábado, 2 de janeiro de 2016

Você tem talento? E não utiliza? Sabia que talento dado é talento cobrado? Mateus 25:14-30



Jesus nos conta que quando um determinado senhor, no texto bíblico, pede contas dos talentos que foi confiado a três de seus servos, dois deles frutificam os mesmos. Já o terceiro esconde o talento e o enterra (literalmente debaixo da terra mesmo!). Aos que multiplicaram e aumentaram os talentos, o senhor diz “já que fostes fiéis no pouco, eu os confiarei muito. Vêm regozijar com teu senhor”. Para o terceiro, que ocultou o talento, o senhor explica que deveria ao menos devolvê-lo com “juros”, dando uma severa sentença: “Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter. E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes”.
Estes versículos me fizeram pensar em tudo, tudo mesmo... Sabe quando passa um filme em sua vida? Lembrei dos meus quase 13 anos de caminhada dentro da missão que Jesus me confiou e eu me perguntava o que Jesus me diria se me encontrasse hoje? Será que ele me mandaria para as trevas ou pediria para me alegrar com Ele? Será que Ele conseguiria enxergar em mim algum talento multiplicado ou tiraria tudo de mim e daria a outros?
Se Jesus, que amava tanto as pessoas, disse isso, é porque a questão dos talentos é muito importante. Não querer partilhar meus dons e pô-los a serviço é o mesmo que não querer ocupar meu lugar de tijolo na construção que Deus projetou para nós.
Os talentos representam os dons que recebemos do Espírito Santo em toda a nossa vida. Um exemplo de fácil entendimento seria o caso de alguém que tem o dom de desenhar. Quanto mais ele aplica seu dom, mais perfeito fica o seu traço e melhor ele desenha, podendo assim desbravar outras formas de conhecimento nesta arte. Também assim acontece com o talento para a música, quanto mais o indivíduo toca, melhor instrumentista ele se torna. Em nossa vida, em todos os aspectos, quanto mais usamos um determinado conhecimento, mais ele se aperfeiçoa e outros tantos vamos adquirindo.
"A quem muito foi dado, muito será cobrado". (Lc 12, 48)

É justo, então, que para aquele servo que fez bom uso dos talentos, seja dado mais. Ele não ganha nada além daquilo que já foi conquistado com esforço. É sua recompensa! O que não sabe utilizar, fica sem nada, precisa muitas vezes recomeçar do ZERO... Pode ser até mesmo uma forma de valorizar o que vai ganhar no futuro.
Sei que aqui escrevo mais especificamente para músicos e artistas da Igreja, mas se você chegou até esta linha deste artigo e não é um “artista”, você sabe que Deus também te deu muitos talentos e muitas qualidades. Eles foram e estão sendo usados para o bem comum? Ajudam na obra e na missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos e nações? Dá frutos ao seu coração e a outras vidas?
Reflitamos também sobre os nossos talentos ocultos, aqueles que muitas vezes não deixamos aflorar por vergonha, por infantilidade, por medo, por insegurança... Não deixemos que o Senhor precise cobrar-nos!
Minha oração de hoje é para que Deus nos cubra de força extra para enxergarmos, aprimorarmos e para que possamos colocar os nossos talentos cada vez mais, a cada dia de uma forma criativa e diferente, a favor dos nossos próximos!

Retirado do: canaldagraca.com