quinta-feira, 28 de abril de 2011

Jesus voltara.Voce esta preparado?






Jesus voltará! Você está preparado?

"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras".1Tessalonicenses 4.13-18.

terça-feira, 26 de abril de 2011

OS VERDADEIROS ADORADORES







João 4:23 – “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Vivemos em uma era onde muito se fala de adoração. Escutamos muito as expressões: “momentos de adoração,” “geração de adoradores,” “adoração extravagante,” “canção de adoração,” e por ai vão as expressões sobre adoração.

Mas adoração não se limita a expressões, é muito mais do que isto. O texto de João 4:23 nos revela algo interessante. “O Pai procura adoradores”. Mas como pode ser isso, numa era em que a maioria das igrejas julga ser a geração de adoradores?

Quem são os verdadeiros adoradores? Onde estão? Se o Pai os procura, é porque estão em falta.

A Bíblia diz que o Pai procura verdadeiros adoradores, o que nos sugere que vivemos em meio de falsos adoradores.

Quem são os falsos? Como identificá-los? Como saber se sou um falso ou um verdadeiro adorador?

Tentaremos responder a todas estas perguntas através deste estudo. É claro que o assunto é muito extenso, e posso ser – e com certeza serei – falho em abordar este assunto em sua totalidade, pois a Bíblia fala muito sobre isto, muito mais do que eu poderia explicar. Mas vamos juntos analisar alguns tópicos, que com certeza mudara em muito nossa visão e nossa vida.

O resultado deste estudo vai depender de sua caminhada pessoal com Deus.

Verdadeiro ou Falso

João 4:24 – “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Leia novamente este verso. Perceba que ele nos fala de adoração e adoradores.

Vamos fazer uma paráfrase deste verso para compreendermos melhor seu significado: “Deus é Espírito, e é muito importante, que os que o adoram, sejam verdadeiramente adoradores”. Foi isto o que Cristo disse. Não basta ter momentos de adoração sem ser um verdadeiro adorador.

Jesus falava aqui com a mulher samaritana, pois ela tinha dúvidas sobre adoração. Ela quis saber se somente os judeus em seus santuários poderiam adorar e se ela, por não se judia, não poderia adorar (leia João 4:19-22). Jesus revela para ela, assim como para nós, que, para adorar verdadeiramente, temos que ser verdadeiros adoradores, e o único meio de se tornar um, é em Cristo Jesus. (v. 22)

O verso 23 diz que, “o Pai procura verdadeiros adoradores”, e não simplesmente “formas” de adoração. Este texto deixa claro que é possível professar a adoração sem ser verdadeiramente um adorador, e é assim que se formam os falsos adoradores.

Quem é você? Aquele que simplesmente pratica rituais adoração? Ou alguém que realmente é um verdadeiro adorador?

Os judeus tinham aparência de adorador, templo de adorador, grandiosas experiências do passado, de gerações de verdadeiros adoradores, tais como: Abraão, Moisés, Jó, Davi, Salomão... Mas naquele momento, haviam deixado de ser verdadeiros adoradores. Importaram-se mais com a forma da adoração, do que com o Ser que é adorado. Negaram o único que era digno de toda adoração: Jesus, o “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8).

Jesus mostrou à mulher samaritana que, se ela não aceitasse Jesus, tivesse comunhão com Jesus, vivesse continuamente com Jesus, sua adoração seria em vão.

Quem é Jesus para você? Quanto tempo você passa com Ele durante o seu dia? Você é do tipo que só adora no templo – e isso quando não é distraído por outros pensamentos durante o culto? Ou do tipo que adora durante todo o tempo de sua vida?

Faça agora uma oração, abra seu coração a Jesus, e peça-Lhe que Ele faça de você um verdadeiro adorador. Tenha em mente que todos nós nascemos para adorar, e se não adorarmos a Deus, adoraremos qualquer outra coisa.

Significado Bíblico da Adoração

Antes de aprofundar nesse assunto, vamos ver alguns termos bíblicos sobre adoração.

No Antigo Testamento, duas palavras primárias definem a adoração:

  • Abodah = trabalho, labor, ministério ou serviço de Deus.
  • Shachac = curvar-se, prostrar-se, submissão ou proceder humildemente.

No Novo Testamento, também temos duas palavras:

  • Latruo = servidão, estado de um empregado ou escravo, e serviço de Deus.
  • Proskuneo = prostrar-se, encurvar para adorar.

Analisando os significados de adoração, pense: o que você tem adorado?

Uns adoram a televisão. São completamente submissos a ela, ou a alguns de seus programas, como: novelas, seriados, esportes, filmes; não conseguem tirar 20 minutos de seu dia – que tem 24 horas – para estar dentro do quarto em comunhão com Deus. Mas conseguem perder toda uma tarde de domingo na frente da televisão, ou dormir todo dia à meia-noite, por causa dela, ou até transgredir o sábado, por um capitulo da novela das 8:00.

Preste bem atenção! Não é minha intenção falar de pecados. Mas quero convidar a todos, a partir de hoje, a se tornarem verdadeiros adoradores.

Outros adoram seu próprio corpo. Não tiram 20 minutos para estar na presença de Deus, em intimidade com Ele. Mas conseguem passar horas na frente do espelho, tentando ser o mais sensual possível. Gastam nisso horrores de dinheiro, quantias que jamais pensariam em dar para obra de Deus, mas procuram nas lojas o mais sensual “modelito”, da marca de grife, da última moda.

Para outros, o trabalho é tudo. É claro que todos devemos trabalhar, pois o trabalho dignifica o homem. Mas os Escritos Inspirados, em Testemonies to The Church, vol. 8 nos dizem que, se nosso trabalho nos tira o tempo que é para Deus, devemos mudar de trabalho.

E você, com quem ou o que você passa mais tempo? Com dinheiro? Você mesmo? Namorado(a)? Imagens sensuais? Trabalho? Ou com a pessoa de Cristo Jesus? Quem é Jesus para você?

Talvez você pense: Isto é ser radical, fanático; mas saiba o seguinte: se Satanás tiver 1% de suas ações, ele tem tudo. Não acredita? Leia II Timóteo 3:1-5. Veja se você se encaixa em algumas dessas prerrogativas. Veja também Judas 18,19. Esse é o quadro dos últimos dias. Isto é profético. Essa é a imagem daqueles que não conhecem a Deus. “Causam divisões no grupo, pois são sensuais” (Judas 19). A sensualidade é pecado, da mesma forma que o amor ao dinheiro (I Timóteo 6:10). Essas são pessoas que podem até estar praticando formas de adoração, mas não são verdadeiros adoradores.

Verdadeiros Adoradores

Leia Apocalipse 14:6-12. Vamos identificar 3 características que Deus nos mostra de um verdadeiro adorador. Será que temos as 3? Vamos analisar.

Vemos que este texto nos revela dois grupos de adoradores. Não é nosso interesse perscrutar sobre os profundos significados teológicos das três mensagens angélicas, mas extrair delas princípios bíblicos sobre adoração.

A primeira característica é a mais importante de todas, pois todas outras características resultam dela. Ela se encontra no verso 6, onde os verdadeiros adoradores, ali representados por um anjo ou mensageiro, têm o “evangelho eterno” para proclamar ao mundo. Mas o que vem a ser um “evangelho eterno”?

Para descobrir a resposta, leia Romanos 1:16; I Coríntios 1:17,18; 2:2. O evangelho é o poder de Deus para nos salvar de pecar, e da condenação do pecado. Pois o evangelho é Cristo, e este crucificado.

A palavra evangelho significa: Boas Novas, ou Boas Notícias. A boa notícia de hoje é: que eu e você podemos ser perdoados dos nossos pecados, e viver uma vida de santificação. Ser lavados, restaurados, nascer de novo e começar do zero, como se não existisse o passado. Graças a Jesus Cristo, que morreu por nós na cruz. A boa nova é Cristo Jesus. Nada que podemos fazer pode nos salvar da condenação do pecado, e nem nos livrar de pecar, mas unicamente Cristo Jesus.

É nosso dever estar tão intimamente ligados a Cristo, como o ramo é com a videira; pois só assim, receberemos a seiva, que é o poder de Deus mediante o Espírito Santo, para nos salvar e nos fazer dar bons frutos. Leia João 15:4,5,7.

Veremos algumas sentenças dos Escritos Inspirados:

"Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nele será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de seu Espírito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender aos pés da cruz a lição de arrependimento e humilhação." (O Desejado de Todas as Nações, p. 74).

"Se nossos olhos estiverem fixos em Jesus, veremos um compassivo Redentor e havemos de receber luz de seu semblante... e haverá alegria, pois há calma e santa confiança em Deus." (O Desejado de Todas as Nações, p. 144).

"A luz que irradia da cruz revela o amor de Deus. Seu amor nos atrai a Ele mesmo. Se não resistirmos a essa atração, seremos levados ao pé da cruz em arrependimento pelos pecados que crucificaram o Salvador. Então o Espírito de Deus mediante a fé, produz uma nova vida na alma. Os pensamentos e desejos são postos em obediência a vontade de Cristo... Então a lei de Deus é escrita na mente e no coração e podemos dizer com Cristo: Deleito-me em fazer a tua vontade ó Deus meu." (O Desejado de Todas as Nações, p. 165).

Quanto tempo você passa com Jesus? Quantos minutos ou horas do seu dia você passa olhando firmemente para sua cruz? Sua vida é uma vida de constante oração, comunhão, e intimidade com Cristo? Ou você só tem um tempinho para Ele no momento em que acorda, ou antes de dormir, e às vezes nem isso? Às vezes, Cristo acaba se tornando um tipo de obrigação; mas não deve ser assim. Jesus é vida! E sem Ele a vida não existe.

Lembre-se! A principal característica de um verdadeiro adorador é o “evangelho esterno”, e o evangelho é Cristo, e este crucificado.

As outras características de um verdadeiro adorador são, na verdade, resultados de se ter a primeira, que é o evangelho eterno. Encontramos a segunda e a terceira no verso 12 de Apocalipse 14. São elas:

  • Obediência aos mandamentos
  • A fé em Jesus Cristo

A maior dificuldade do povo de Israel era guardar os mandamentos de Deus (veja Ezequiel 5:6). E essa também é a nossa dificuldade; pois somos carnais, e em nos não há bem algum (Romanos 7:14-18). Somente aquele que tem a Cristo, o evangelho eterno, é capaz de nascer de novo. (veja II Coríntios 5:17). Quando vivemos uma vida de inteira entrega a Cristo, quando deixamos Jesus entrar no nosso coração, quando vivemos em constante comunhão e intimidade com Jesus, Ele escreve Suas leis no nosso coração e nossa vida será de contínua obediência, mediante a operação do Espírito Santo. De acordo com Hebreus 8:10, Jesus é a nova aliança, e Ele quer nos levar a um lugar de obediência, Ele quer fazer de nós verdadeiros adoradores. Você aceita? Eu já aceitei.

Agora nos resta a fé. Vamos ver alguns textos bíblicos em relação à fé. Leia Hebreus 11:1,6; Mateus 21:21,22; Romanos 10:17; I Coríntios 12:9; 13:2; Gálatas 5:6. Quando a Bíblia fala de fé, nos fala sobre crer em algo que ainda não vimos acontecer. Mas hoje nas igrejas, há uma falsa fé. Melhor dizendo, há uma presunção, disfarçada de fé. Fé não é pensar fortemente positivo, não se compra, não se exercita, não é algo de um culto ou reunião especial. A fé é um dom do Espírito Santo (veja I Coríntios 12:9).

Vimos que a terceira característica do verdadeiro adorador é “ter fé em Jesus Cristo”. Mas para ter fé ou confiança em alguém, você deve ao menos conhecer a pessoa, mesmo que você não a veja.

Certa vez Jesus disse: “Examinais as escrituras... são elas mesmas que testificam de Mim” (João 5:39). Este texto nos leva a concluir que a Bíblia é a revelação de Jesus Cristo.

Quando a Bíblia fala que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17), na realidade está dizendo que a fé só vem através de conhecer Jesus mediante as Escrituras Sagradas. Quando me disponho a conhecer Jesus pela leitura diária de Sua Palavra, uma busca constante de Cristo mediante as Escrituras, o Espírito Santo vem e me enche de fé. E a cada dia minha porção de fé aumenta na medida em que mais conheço a Jesus através das Sagradas Letras.

A tua fé é o termômetro, que mede o quanto você conhece a Jesus. A fé verdadeira provém de um coração que realmente ama a Cristo, é o que diz I Coríntios 13:2. Se tua fé não é fruto do teu amor por Cristo e pelo próximo, então a tua fé não passa de presunção.

Como está tua fé? Ela transpõe montanhas? Eu convido a você a começar hoje sem demora uma busca grandiosa de Cristo Jesus. Contemple a Cristo, e tua vida vai ser transformada “de glória em glória” (II Coríntios 3:18).

Momentos e Resultados

Às vezes pensamos em adorar somente quando está tudo bem conosco e com nossos negócios.

Uma das estratégias de Satanás é não deixar que adoremos a Deus. Desde o céu ele quis a adoração só para ele. E esse foi o motivo de ele ser o diabo. Leia Isaias 14:12-14 e Ezequiel 28:2-5,12-19. Satanás ainda luta para que Deus não receba a adoração que só pertence a Ele. Leia Mateus 4:9,10.

É muito comum – e às vezes não percebemos – estarmos na igreja cantando com os lábios, mas a mente não pára de se preocupar com outras coisas. Ou com o trabalho, ou com o namoro que não vai muito bem (ou bem demais), ou com a faculdade, casamento, enfim qualquer coisa que não seja o hino que a congregação está cantando. Isto se dá também com a pregação e a oração. Uns nem cantam, só pensam nos problemas. Quando você faz isso, perde uma grande oportunidade de depor os teus problemas nas mãos de Jesus, ou encontrar força, paz, refúgio e solução para resolvê-los.

Adoração é entrega, submissão, lançar-se, se jogar, ter atitude de escravo, serviço (ver as palavras no original). Mas nem sempre fazemos isso. Não estou falando de algo exterior, como levantar as mãos ou se jogar no chão, como se isso fizesse você realmente estar ligado com a mente e coração a Cristo. Mas é algo de dentro. Somente aqueles que têm momentos de adoração em particular poderão verdadeiramente adorar em público. Somente aquele que adora o Senhor no seu quarto, dia a dia, adorará no templo.

Vamos ver alguns exemplos de homens que em momentos diversos adoraram a Deus, e quais foram os resultados desta adoração.

Leia Gênesis 12:8, 13:18. Abraão teve uma vida de constante adoração. Em momentos diversos, Abraão adorou o Senhor. Logo após a morte de seu Pai, Deus faz um chamado a Abraão, deixar suas terras, seus familiares, amigos, e ir a um lugar para ele desconhecido (Gênesis 11:32; 12:1). Abraão creu, obedeceu, e adorou o Senhor por intermédio de sacrifício (Gênesis 12:8). Abraão foi um verdadeiro adorador, e foi chamado “o Pai da fé”, Pai de uma numerosa nação e herdeiro de grandes promessas (Hebreus 11:17; Gênesis 12:2,3).

Vamos aprender com a vida de Abraão a ser um verdadeiro adorador?

Leia I Reis 18:32-38. Quando todos adoravam Baal, e os profetas do Senhor eram perseguidos, ali estava Elias adorando ao Senhor. Mesmo sob ameaça de morte, desafiou os adoradores idólatras, e o fogo desceu do céu e consumiu o holocausto, e muitos vieram a crer em Deus. Mas aquele momento foi somente um clímax de uma vida de adoração. Elias já era um verdadeiro adorador muito antes desta ocasião. Na verdade, Elias passou a vida praticamente sozinho em seus momentos de adoração. Mas ele suportou tudo isso porque era um verdadeiro adorador.

Muitos milagres aconteceram na vida de Elias (I Reis 17). Mas o maior resultado foi ser arrebatado por uma carruagem de fogo e conduzido ao céu (II Reis 2:11).

Elias tinha as características de um verdadeiro adorador. Que tal aprender com a vida de Elias a ser um verdadeiro adorador?

Leia Jó 1:18-20. Depois de receber a noticia da morte de seus filhos, a primeira coisa que fez Jó, foi adorar a Deus. Jó é um dos exemplos que mais gosto, e que nos ensina o que vem a ser um verdadeiro adorador.

Eu creio que o momento mais difícil na vida de uma pessoa é quando ela perde um ente querido. Muitos a se depararem com esta situação, se entregam ao álcool, drogas, prostituição, homossexualismo, etc. Mas um verdadeiro adorador, ao se deparar com momentos difíceis e tristes de sua vida, a primeira coisa que faz é adorar.

Jó era um verdadeiro adorador (Jó 1:1). E passou toda sua vida de provações, sem deixar de sê-lo (Jó 1:22, 2:10). Os resultados na vida de Jó não se limitam em Deus ter restituído em dobro na sua vida o que ele havia perdido nas tragédias (Jó 42:10). Mas no final de sua vida, podia dizer que realmente conhecia a Deus (Jó 42:5).

Você está preparado para aprender com a vida de Jó a ser um verdadeiro adorador?

A Bíblia nos dá inúmeros exemplos de adoradores; mas se examinássemos todos teríamos de escrever um livro. O que podemos concluir é que não podemos limitar a adoração a alguns momentos de culto ou quando tudo vai bem e a alegria é total, ou quando nos arrependemos. A adoração é para todo tempo, momento a momento, dia, a dia, triste ou alegre, atribulado ou em paz. Simplesmente “Vinde adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor que nos criou” (Salmos 95:6). Pois é chegado o tempo de todos os Santos adorarem ao Senhor (Isaías 23:13, 66:23).

Atitudes na Adoração

Leia alguns exemplos: João 12:1-3; Mateus 21:7-11; Apocalipse 4:10,11

Não importam as circunstâncias. Os verdadeiros adoradores ao adorarem, já não se importam se alguém esta olhando, ou com o local que estão: se é num jantar (João 12:2), ou na entrada da cidade (Mateus 21:1), ou ate mesmo no céu (Apocalipse 4:1). A atitude do adorador é de entrega. Reconhece que não é nada e que Jesus é o único digno de honra, glória, e toda adoração.

O verdadeiro adorador diminui para que o Senhor cresça. O que ele considera como de maior valor em sua vida, ele entrega a Jesus. Lança diante dele suas vestes, suas coroas (posições), seu mais caro perfume, pois para ele, Jesus é tudo. Nada é mais importante. São estes que:

  • Buscam em primeiro lugar o reino de Deus e sua Justiça, e esperam o acrescentar do Senhor (Mateus 6:33).
  • Entregam seu caminho ao Senhor, pois sabem que o mais ele fará (Salmos 37:5).
  • Esperam com paciência no Senhor, para que Ele se incline e os salve (Salmos 40:1).
  • Amam a Deus de todo coração, força, alma e entendimento (Mateus 22:37).

E você! O que tem entregado a Deus? O que é mais importante na sua vida? Suas vestes? Sua coroa? Jesus pede hoje teu coração, Ele te ama, e morreu por você.

Eu te convido a se entregar àquele que tudo fez e ainda fará por você. Venha viver uma vida de adoração. Seja em Cristo um verdadeiro adorador. Vamos morrer para nossas vontades e desejos, e deixar Cristo Jesus agir em nossa vida por intermédio do Espírito Santo.

Leia Provérbios 23:26. Vamos orar, entregando a Deus nosso tudo, e começar agora uma nova caminhada com Jesus.

sexta-feira, 22 de abril de 2011





“Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15.20).

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

1. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO FOI PREDITA NO ANTIGO TESTAMENTO:

“Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.(Salmos 16:10).

2. JESUS É A RESSURREIÇÃO E A VIDA:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” (João 11:25).

3. O TESTEMUNHO DE PEDRO ACERCA DA RESSURREIÇÃO:

23 a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; 24 ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. (Atos 2:23-24).

4. OS APÓSTOLOS COMO TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO:

“E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.” (Atos 4:33).

5. A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS E INJUSTOS:

“Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, tanto dos justos como dos injustos.” (Atos 24:15).

6. A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO:

5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. 6 Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos. (Apocalipse 20:5-6).

TEXTO PARA ESTUDO

1 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; 2 pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão. 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, 5 e que foi visto por Cefas e depois pelos doze.

6 Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. 7 Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos. 8 e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo. 9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. 10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. (1 Coríntios 15.1-10).

Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé. Foi o que afirmou Paulo aos cristãos de Corinto que embora muito bem instruídos, pois diz a Palavra: E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. (At 18:11), ainda não estavam seguros com relação à ressurreição do Filho de Deus. Por isso, Paulo escreveu o que viria a chamar-se o "Grande Capítulo da Ressurreição".

A DOUTRINA BÍBLICA DA RESSURREIÇÃO É UM DOS PILARES DA FÉ CRISTÃ:

Foi devido à importância doutrinária do assunto, que em toda a extensão do capítulo 15 da Primeira carta Paulina aos Coríntios Paulo traz provas irrefutáveis da ressurreição de Cristo e as bases escriturísticas da glorificação dos santos ao ressoar da última trombeta.

Contextualizando…

Paulo escreveu a primeira carta aos Coríntios por volta de 59 d.C. , no final dos 3 anos de sua prisão em Éfeso.

Esta carta tem conteúdo totalmente doutrinário, e refutava práticas e idéias erradas que eram introduzidas no seio da Igreja.

Nos dias de hoje, quais as seitas que compactuam de desvios doutrinários como esse?

Infelizmente hoje são muitas as seitas que negam a ressurreição corporal de Cristo, e para sua própria ruína (Romanos 10.9-10), admitem que Jesus Cristo tenha ressuscitado apenas em espírito, são elas:

  • As Testemunhas de Jeová,
  • A Ciência Cristã,
  • A Igreja da Unificação,
  • O Kardecismo;
  • A LBV que diz que Jesus nem sequer ressuscitou.

É possível perceber que o assunto do texto do capítulo 15 seria a resposta de Paulo a algum questionamento feito a ele?

Sim, isso pode ser visto claramente no verso 12:

Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? (1Co 15:12).

O nosso texto é a resposta de Paulo aos Coríntios cujas perguntas chegaram a ele através da família de Cloé:

Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. (1ª Coríntios 1:11).

Mas a respeito da ressurreição de Cristo e conseqüentemente da ressurreição dos mortos, onde poderia ter surgido estes questionamentos na época de Paulo?

Quais pessoas ou grupos estariam envolvidos nestes ensinos?

Vejamos algumas das possibilidades à luz da Bíblia...

  • Primeira hipótese:

Paulo poderia estar respondendo aos Saduceus, já que eles não criam que houvesse ressurreição e se apegavam somente ao Pentateuco. É do Pentateuco que Jesus extrai a sua resposta a eles ao falar que Deus é Deus de Isaque, Abraão e Jacó. Ora, Jesus diz a eles que Deus é Deus dos vivos e não dos mortos:

No mesmo dia, chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, (Mateus 22:23).

  • Segunda hipótese:

Paulo poderia estar corrigindo os que tiveram sua fé pervertida pelos hereges Himineu e Alexandre (Fileto), que diziam que a ressurreição Já tinha acontecido:

17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; 18 os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. (2ª Timóteo 2:18).

  • Terceira e a mais coerente hipótese:

Paulo estava respondendo as classes intelectuais, pois os gregos em Atenas escarneciam da idéia da ressurreição:

E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. (Atos 17:32).

A DOUTRINA BÍBLICA DA RESSURREIÇÃO:

"Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?" (Jó 14.14). Esta pergunta milenar do patriarca Jó, foi plenamente respondida quando “Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem”.

Nas Sagradas Escrituras, a ressurreição dos mortos, tanto a dos salvos, como a dos perdidos, é uma doutrina de suma importância.

Definição:

A ressurreição pode ser definida como o retorno à vida de modo sobrenatural. A Bíblia afirma que os salvos ressuscitarão com um corpo transformado e glorioso (vv35-53), enquanto que os ímpios ressuscitarão com um corpo desprezível e vergonhoso:

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno. (Daniel 12.2).

Cristo ressuscitou, retornando sobrenaturalmente à vida física:

8 E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. 9 E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés e o adoraram. 17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. (Mateus 28:8-9, 17).

Quanto aos outros casos de ressurreição descritos na Bíblia, foram temporários, vindo a pessoa a falecer mais tarde.

De acordo com a Palavra de Deus, a ressurreição pode ser compreendida também como a conversão a Cristo:

1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; (Efésios 2:1,5,6).

A ressurreição de Cristo é a nossa garantia no presente:

Quanto a isso, a Bíblia declara: "E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé" (v. 14).

Mas, Ele ressuscitou e:

"se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas" (Atos 1.3).

A ressurreição de Cristo é a nossa garantia no futuro:

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem“. (1 Coríntios 15.19,20).

A ressurreição dos que dormiram em Cristo marcará o início da vida eterna de glória da Igreja com o Senhor no céu.

AS PROFECIAS DA RESSURREIÇÃO NAS ESCRITURAS:

A verdade da ressurreição dos mortos permeou de forma marcante as escrituras hebraicas. As três principais são:Jó, Davi e Daniel:

A PROFECIA DE JÓ: Jó é considerado contemporâneo dos personagens do livro de Gênesis, numa remota antiguidade. Em seu livro, no capítulo 19 e versículos 25 a 27, o patriarca afirmou que após sua morte, ressurgirá e verá claramente o seu Redentor.

A PROFECIA DA RESSURREIÇÃO EM JÓ:

25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 26 E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. 27 Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim. (Jó 19:25-27).

Obs.: a versão NVI traz este texto diferente, dizendo: sem carne).

A PROFECIA DA RESSURREIÇÃO EM DANIEL:

Considerado o principal escritor apocalíptico do Antigo Testamento, refere-se assim esse profeta:

"Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno" (Daniel 12.2).

A PROFECIA DA RESSURREIÇÃO EM DAVI:

O rei Davi, que também era profeta, já antevia, por inspiração divina, que o Messias provaria a morte, mas haveria de ressuscitar dentre os mortos:

“Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,” (Atos 2:34).

A PROFECIA DA RESSURREIÇÃO PELO PRÓPRIO CRISTO:

Em diversas ocasiões, o Senhor Jesus advertiu aos seus discípulos que Ele, haveria de ser entregue aos pecadores, e também morrer, a fim de resgatar a humanidade de seus pecados. Todavia, iria ressuscitar ao terceiro dia:

Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. (Mateus 16:21).

O FATO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO:

Assim o evangelista Lucas registra a ressurreição de Nosso Senhor:

"E, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham pre­parado. E acharam a pedra do sepulcro removida. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas perplexas a esse res­peito, eis que pararam junto delas dois varões com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia” (Lucas 24.1-6).

A DECLARAÇÃO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO:

Dentre as diversas declarações de fé do apóstolo Paulo temos a da ressurreição de Nosso Senhor:

"Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu evangelho; pelo que sofro trabalhos e até prisões como um malfeitor, mas a Palavra de Deus não está presa" (2ª Timóteo 2.8,9).

Nesta declaração, o apóstolo destaca a filiação divina do Filho de Deus (Jesus Cristo), sua filiação humana e real (descendente de Davi) e também declara ser Jesus o pleno cumprimento das Escrituras ("o meu evangelho"). Aqui temos uma incontestável evidencia da ressurreição de Jesus.

AS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO:

Conforme vemos na Palavra de Deus, a ressurreição de Jesus é um fato real e historicamente confirmado. Vejamos alguns desses testemunhos da ressurreição de Nosso Senhor.

1) Os evangelhos:

Todos os 4 evangelhos atestam que Jesus precisou morrer para resgatar-nos do pecado, mas ressurgiu com mui grande poder e autoridade (Mateus 28.1-10; Marcos 16.1-8; Lucas 4.1-12;João 20.1-10; Efésios 1.19-22).

1 E, passado o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram aromas para irem ungi-lo. 2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol, 3 e diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? 4 E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. 5 E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida e branca; e ficaram espantadas. 6 Porém ele disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. 8 E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém, porque temiam. (Marcos 16.1-8).19 e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20 que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, 21 acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.22 E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, (Efésios 1.19-22).

2) Os atos dos apóstolos:

Cumprindo as recomendações de Jesus, os discípulos foram a Jerusalém, a fim de esperar a descida do Consolador. Eles se dispersaram quando da morte do Senhor, mas após a sua ressurreição voltaram a Jerusalém.

No capítulo 1 de Atos, os discípulos presenciaram a ascensão de Jesus ao céu. Após o derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, o apóstolo Pedro, eloquentemente, pregou acerca da ressurreição de Cristo.

22 Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; 23 a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; 24 ao qual Deus ressuscitou, s soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.25 Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; 26 por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança. 27 Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. 28 Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo. 29 Varões irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.30 Sendo, pois, ele profeta e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, 31 nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção. 32 Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. (Atos 2.22-32).

Com base na ressurreição de Cristo, os seus discípulos levaram o Evangelho até aos confins da terra.

3) Pedro e os doze:

De acordo as testemunhas arroladas por Paulo, inicialmente o Senhor ressurreto foi visto por Cefas, também chamado Pedro, e em seguida pelos Doze (1ª Coríntios 15.5).

4) Os quinhentos irmãos:

Esses "irmãos", mais de quinhentos, vi­ram o Cristo ressuscitado (1ª Coríntios 15.6). A maioria destes ainda vivia quando Paulo escreveu esta epístola.

5) Tiago: Era irmão natural de Jesus. Antes, ele não acreditava que Jesus fosse o Messias de Israel:

Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. (João 7.5).

Jesus, já ressurreto apareceu a Tiago, que veio a tornar-se uma das colunas entre os santos:

e conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios e eles, à circuncisão; (Gálatas 2.9)

6) Paulo:

A última aparição do Senhor ressuscitado foi testemunhada pelo apóstolo Paulo, conforme ele mesmo testifica (1 Coríntios 15.8).

A partir daí, o que muito perseguiu a Igreja, agora muito a defende, até mesmo com o risco da própria vida:

28 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.29 Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós. 32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. 33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste. 34 Vós mesmos sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram.35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. 36 E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos e orou com todos eles.37 E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam,38 entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio.(Atos 20:28-38).

CONCLUSÃO:

Segundo a Palavra de Deus e os fatos nela revelados, o Senhor Jesus ressurgiu dentre os mortos. Ora, se Cristo ressuscitou, também ressuscitaremos quando do soar da última trombeta, anunciando o arrebatamento da Igreja.

Foi o que o apóstolo deixou claro aos irmãos de Corinto:

51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. (1 Coríntios 15.51-54).

A morte física não é a autoridade final de nossa existência. Pois, como Cristo ressuscitou pleno de vida e poder dentre os mortos, também; venceremos as ânsias da morte para estarmos com Nosso Senhor para sempre:

depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessalonicenses 4.17).

A Crucificação de Cristo


Crucificação ou crucifixão era um método de execução tipicamente romano, primeiramente reservado a escravos. Crê-se que foi criado na Pérsia, sendo trazido no tempo de Alexandre para o Ocidente, sendo então copiado dos cartagineses pelos itálicos. Neste ato combinavam-se os elementos de vergonha e tortura, e por isso o processo de era olhado com profundo horror. O castigo da crucificação começava com flagelação, depois do criminoso ter sido despojado de suas vestes. No azorrague os soldados fixavam os pregos, pedaços de ossos, e coisas semelhantes, podendo a tortura do açoitamento ser tão forte que às vezes o flagelado morria em consequência do açoite.O flagelo era cometido ao réu estando este preso a uma coluna.

No ato de crucificação a vítima era pendurada de braços abertos em uma cruz de madeira, amarrada ou, raramente, presa a ela por pregos perfurantes nos punhos e pés. O peso das pernas sobrecarregava a musculatura abdominal que, cansada, tornava-se incapaz de manter a respiração, levando à morte por asfixia. Para abreviar a morte os torturadores às vezes fraturavam as pernas do condenado, removendo totalmente sua capacidade de sustentação, acelerando o processo que levava à morte. Mas era mais comum a colocação de "bancos" no crucifixo, que foi erroneamente interpretado como um pedestal. Essa prática fazia com que a vítima vivesse por mais tempo. Nos momentos que precedem a morte, falar ou gritar exigia um enorme esforço.

O termo vem do Latin crucifixio ("fixar a uma cruz", do prefixo cruci-, de crux ("cruz"), + verbo figere, "fixar ou prender".)[1]




A crucificação de Jesus de Nazaré


O método da crucificação adquiriu grande importância para o Cristianismo, já que de acordo com os cristãos Jesus de Nazaré havia sido entregue pelos judeus aos romanos para crucificação.

No caso de Jesus parece ter sido esse castigo feito de modo severo, antes da sentença final, considerando os castigos impetrados pelo sinédrio e posteriormente pela corte romana local na pessoa de Pôncio Pilatos. Segundo a bíblia, nesse ato foi colocado um pedaço de madeira sobre a cabeça do réu (Mt 27.37; Mc 15.26; Lc 23.38; Jo 19.19), com uma inscrição de poucas palavras que exprimiam o crime: INRI, ou Iesus Nazarenus Rex Ioderum, ou Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus. Jesus carregou a cruz até o lugar da execução e este trajeto público e penoso é chamado de Via Crucis.

Jesus Cristo foi pregado na cruz, mas por vezes o condenado era apenas atado a esse instrumento de suplício, visto que o tempo de agonia do criminoso era extraordinariamente prolongado. Entre os judeus, algumas vezes o corpo de criminosos era pendurado numa árvore; mas não podia ficar ali durante a noite porque era "maldito de Deus" e contaminaria a terra.

Diversos outros cristãos também foram crucificados, entre eles Pedro, que segundo registros históricos, teria sido crucificado de cabeça para baixo.

De acordo com a tradição judaica, Jesus de Nazaré não teria sido crucificado pelos romanos, mas sim teria sido um religioso anterior chamado Jesus Ben Pantera declarado herege pelo Sinédrio, apedrejado e pendurado em uma árvore na véspera da Pessach de 88 a.C. de cuja história teria originado posteriormente o Cristianismo. Já de acordo com o Islão, a crucificação de Jesus teria sido aparente, já que Deus não permitiria um sofrimento demasiado para um justo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

COMBATE CONTRA O Stop ao Bullying E onde o Bullying ocorre? O BULLYING é um problema mundiaBullying palestra - Presentation Transcript

  1. Stop ao Bullying
  2. E onde o Bullying ocorre?
    • O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.
  3. O que é o Bullying?
    • O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais estudantes contra outros), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os actos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
    • Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas acções que podem estar presentes:
    Bater Chutar Empurrar Discriminar Excluir Isolar Ignorar Intimidar Ferir Roubar Quebrar pertences Colocar apelidos Ofender Gozar Humilhar Fazer sofrer Perseguir Assediar Aterrorizar Amedrontar Dominar Agredir
  4. De que maneira os alunos se envolvem no Bullying
    • - alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING; - alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; - autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING; - testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.
    Seja qual for a actuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papeis que venham a representar:
  5. Efeitos do bullying
    • O bullying persistente pode ter uma série de efeitos em um indivíduo, e no ambiente onde o bullying ocorre.
    • Efeitos sobre o indivíduo incluem:
      • Depressão Reactiva, uma forma de depressão clínica
      • Stress de desordem pós-traumática
      • Tornar-se também um agressor
      • Ansiedade
    • Problemas gástricos
    • Dores não-especificadas
    • Perda de auto-estima
    • Medo de expressar emoções
    • Problemas de relacionamento
    • Abuso de drogas e álcool
    • Auto-mutilação
    • Suicídio (também conhecido como bullycídio )
    • Efeitos numa escola incluem:
      • Níveis elevados de evasão escolar
      • Alta rotatividade do quadro de pessoal
      • Desrespeito pelos professores
      • Alto nível de faltas por males menores
      • Porte de arma por parte de crianças visando protecção
      • Acções judiciais:
        • contra a escola ou autoridade responsável pela área educacional
        • contra a família do agressor
    • Efeitos sobre a organização (tal como um local de trabalho):
      • Perda de moral
      • Níveis elevados de faltas por depressão, ansiedade e dor nas costas
      • Queda de produtividade e lucro
      • Altos níveis de rotatividade de pessoal
    • Pesquisas indicam que adultos agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que um deficit em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser factores de risco em particular.
    • Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying , ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer deficit de auto-estima.
    Autores do Bullying
    • Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o acto de encarar as acções de outros como hostis, a preocupação com a auto-imagem e o empenho em acções obsessivas ou rígidas.
    • É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
      • Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."
    • O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal.
    • Trabalho realizado por:
    • Palestra realizada por:
    • Augusto Maia nº5
    • André Oliveira nº3
    • Daniel Alves nº7


O QUE UMA PESSOA SEM DEUS PODE FAZER

Uma pessoa mata crianças NO RIO DE JANEIRO
E SE MATA ALI NO LOCAL.E´O FIM DOS TEMPOS IRMAO
TNHA DEUS O DIABO ESTA SOLTO ELE QUE VOCÊ E EU
FIQUEM ATENTO
ASS BLOG



QUEM DIRIA, ATE NO BRASIL ESTA ACONTECENDO ISSO